Sobre o Naturezafotos.org

Naturezafotos.org é um banco de imagens sem fins lucrativos de apoio à conservação da biodiversidade e valorização das culturas tradicionais. Serve de base para a educação ambiental através da sensibilização e da informação. As imagens são doadas a projetos com objetivos conservacionistas. Foi criado no Dia do Meio Ambiente, 5 de Junho de 2008, pelo fotógrafo Bruno Maia.

Responsabilidade
Em primeiro plano estão sempre os destinos, as comunidades ali presentes, as espécies, os ecossistemas e os biomas. Em segundo plano, a fotografia. Se o objetivo principal é justamente a conservação, o ‘objeto’ a ser conservado é o mais relevante.

Impactos
O mínimo impacto é sempre um caminho a seguir. Desde o momento do planejamento e do roteiro, passando pela escolha do destino e hospedagem, até o momento do registro, tudo é pensado para que a produção da imagem percorra “o caminho da sustentabilidade”.

No campo
Muitas viagens ou expedições para fotografar a natureza são realizadas com acompanhamento de pesquisadores, cientistas ou conhecedores da região visitada. Seus trabalhos são respeitados e o registro pretende servir de suporte ao trabalho desses profissionais em campo e à divulgação científica.

O registro
Todas as imagens do site são captadas com luz natural (sol/lua), nenhuma com luz artificial (flash). Se a intenção é valorizar a natureza, por que utilizar outra fonte luminosa diferente da natural? Além disso, principalmente quando se trata de fauna, a luz artificial pode estressar o animal fotografado.

Pessoas
As comunidades tradicionais que aparecem no site são questionadas sobre a permissão para fotografá-las. Normalmente a ideia de apresentar comunidades é mostrar seus costumes, sendo uma forma de valorizá-las e despertar o interesse de outras pessoas por seus trabalhos e pela cultura tradicional. O mais importante é valorizar as tradições e a conservação. Ao mesmo tempo, trata-se de uma forma de mostrar às pessoas que culturas distintas possuem valores diferentes e a riqueza está justamente na diversidade.



  naturezafotos.org 2011 © Todos os direitos reservados - bruno.maia@naturezafotos.org