a bateria de capoeira
toques de berimbau
toques de atabaque
toques de pandeiro
cantos de capoeira
outros cantos
músicas do grupo Lagoa Azul
músicas tradicionais





A parte musical faz da capoeira uma luta única e especial. Ela dita o ritmo e a intensidade do jogo. Os instrumentos, liderados pelo berimbau gunga e acompanhados pelas palmas determinam o estilo do jogo e sua velocidade. O canto dá o tom da roda, pode tornar o jogo mais agressivo ou mais amistoso de acordo com o conteúdo cantado.

 








A bateria de capoeira no grupo Lagoa Azul é formada por três berimbaus (gunga, médio e viola), um pandeiro e um atabaque. O berimbau gunga, com o som mais grave, comanda a roda. Pela tradição o gunga dá início e fim à roda, é o maestro e a autoridade do ritual da capoeira. Antes de jogarem, dois capoeristas se abaixam ao "pé do berimbau" e esperam a autorização daquele que toca o gunga para que comecem o jogo. O berimbau gunga também determina o toque a ser seguido pelos demais berimbaus e sua velocidade.
Geralmente ele é tocado por um capoeirista antigo ou um mestre. O berimbau médio marca o ritmo e faz algumas viradas enquanto o "viola", com o som agudo, faz essencialmente viradas. O atabaque e o pandeiro apenas marcam o ritmo.

Há diferentes formas de organização da bateria de capoeira. Alguns grupos incluem o agogô e o reco-reco na roda, outros, usam diferentes toques para cada berimbau. Na academia de mestre Bimba a roda era composta de um berimbau acompanhado de dois pandeiros. Nas rodas de angola muitas vezes os capoeiristas tocam os instrumentos sentados em um banco. Os diferentes grupos de capoeira não obedecem à regras únicas sobre a formação e disposição dos instrumentos até por que elas não existem. Até as palmas podem ser diferentes de grupo para grupo; alguns, como o grupo Lagoa Azul, utilizam as "palmas de Bimba" outros utilizam as "palmas de samba de roda".

Chama-se "roda seca" a roda sem instrumentos, palmas e canto. A origem do nome provavelmente veio associada à "missa seca". No período das grandes navegações, o Vaticano proibia a comunhão dentro de embarcações, já que ela só era permitida em terra firme. Logo realizava-se a "missa seca". Nesse sentido, a roda seca é a roda realizada sem uma parte importante do ritual da capoeira.

No grupo Lagoa Azul, como mostrado na foto, os instrumentos se dispõem da esquerda pra direita; pandeiro, berimbau viola, berimbau médio, berimbau gunga e o atabaque. Os toques usados na roda são; "angola", "benguela", "são bento grande", "são bento de bimba" e "iuna".

Texto por Pedro Rossi (Graduado Zé Colmeia)
zecolmeia@lagoaazulcapoeira.com

 

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Bateria de Capoeira no grupo Lagoa Azul






Para ouvir os toques você precisa ter instalado no seu computador programas como Windows Media Player ou Real Player.

ouça o toque do berimbau (254 kb) Angola
Toque lento usado no jogo de Angola. O tipo de jogo é manhoso e lento onde o capoeirista demonstra equilíbrio, força e expressão corporal.
ouça o toque do berimbau (211 kb) São Bento Grande de Angola
Toque que embala o jogo rápido. Os golpes altos e rápidos são características do jogo. As rasteiras e bandas também são comuns.
ouça o toque do berimbau (307 kb) Benguela
Toque cadenciado que acompanha um jogo técnico e estudado, com movimentos em cima e embaixo.
ouça o toque do berimbau (334 kb) Iuna
Toque sem canto que Mestre Bimba usava para formar seus alunos. É também usado na morte de um capoeirista como toque fúnebre. Imita o canto do pássaro Iuna. O jogo de Iuna é apenas para capoeiristas graduados ou formados e se caracteriza pelos floreios e acrobacias.
ouça o toque do berimbau (313 kb) Cavalaria
Toque criado com o objetivo de avisar aos capoeiristas a chegada da polícia. Esse toque imita o trote dos cavalos, já que na época a polícia andava montada.
ouça o toque do berimbau (281 kb) Santa Maria
Depois de abolida a escravidão, a capoeira passou a ser praticada por malandros e era comum a presença de navalhas nas rodas. O objetivo deste toque era avisar a quem estivesse jogando que um deles tinha a intenção de usar a navalha.
ouça o toque do berimbau (211 kb) Samba de Roda
Toque usado na roda de samba. Geralmente em dias festivos após a roda de capoeira.

Toques gravados pelo graduado Zé Colméia.



 

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Jogo de Angola; rasteiro e manhoso
Jogo de Iuna




Para ouvir os toques você precisa ter instalado no seu computador programas como Windows Media Player ou Real Player.

ouça o toque do berimbau (534 kb) Regional
Toque que acompanha o jogo da capoeira. Varia sua velocidade conforme o toque de berimbau.
ouça o toque do berimbau (571 kb) Maculelê
Toque que comanda a roda de maculelê.
O maculelê é uma dança com grimas ou facões com forte expressão corporal, realizada ao som do atabaque.
ouça o toque do berimbau (582 kb) Samba de Roda
Toque usado na roda de samba. Geralmente em dias festivos após a roda de capoeira.
ouça o toque do berimbau (480 kb) Puxada de Rede
Toque que acompanha a puxada de rede (teatro folclórico em homenagem aos pescadores).
ouça o toque do berimbau (480 kb) Barra Vento
Usado nas rodas de maculelê como variação do toque tradicional.

Toques gravados pelo professor Nadinho.






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Dança do Maculelê




Para ouvir os toques você precisa ter instalado no seu computador programas como Windows Media Player ou Real Player.

ouça o toque do berimbau (361 kb) Regional 1
Toque que acompanha o jogo da capoeira. Varia sua velocidade conforme o toque de berimbau.
ouça o toque do berimbau (264 kb) Regional 2
Toque que acompanha o jogo da capoeira. Varia sua velocidade conforme o toque de berimbau.
ouça o toque do berimbau (534 kb) Samba de Roda
Toque usado na roda de samba. Geralmente em dias festivos após a roda de capoeira.

Toques gravados pelo graduado Zé Colméia.






O canto na roda de capoeira é sempre puxado por uma pessoa e respondido pelos outros. Há quatro tipos de cantos:

veja a letra da música Corrido
Onde o coro vem logo em seguida da estrofe.
veja a letra da música Quadra
Onde o coro vem depois de quatro tempos.
veja a letra da música Chula
Uma história cantada em que o coro entra no fim.
veja a letra da música Ladainha
Usada somente no jogo de Angola. É uma história cantada, porém mais lenta que as chulas e os corridos.





O maculelê, o samba de roda e a puxada de rede são outros rituais
folclóricos praticados pelos capoeiristas. Assim como na roda de capoeira, o
canto é sempre puxado por uma pessoa e respondido pelas demais.

veja a letra da música Maculelê
veja a letra da música Samba de Roda
veja a letra da música Puxada de Rede





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veja a letra da música Lagoa Azul
veja a letra da música Porto Seguro
veja a letra da música Cadência do mestre
veja a letra da música A luta do negro
veja a letra da música Amigo velho
veja a letra da música Camarada amigo
veja a letra da música Ó meu senhor
veja a letra da música Desse côco faz dendê
veja a letra da música Balança esse corpo menino
veja a letra da música Sou sertanejo
veja a letra da música Pescador e o Capoeira
veja a letra da música Cidade do meu sertão
veja a letra da música Capoeira não é brinquedo
veja a letra da música Andorinha solitária
veja a letra da música Cobra Miuda
veja a letra da música Histórias de Besouro

 




São músicas que já pertencem ao domínio público e são cantadas em rodas de capoeira de muitos grupos.

veja a letra da música conheça a letra de algumas



 


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